A dirofilariose é uma doença também conhecida por “doença do verme do coração”. É causada por um parasita denominado de Dirofilaria immitis que atinge o coração e pulmões de cães, gatos e até mesmo de humanos que se não tratada numa fase inicial pode levar à morte.
A transmissão nunca ocorre direto entre indivíduos, sendo necessário haver um vetor, o mosquito palha. Esse mosquito quando pica um animal infectado, ingere as larvas de dirofilaria que após 2 semanas podem ser transmitidas para outro hospedeiro saudável propagando assim a doença. Na corrente sanguínea do animal infectado, as larvas migram para o músculo e subcutânea, tornando-se jovens adultas em 3 a 4 dias. Posteriormente, seguem para o coração.
Esta doença é conhecida por doença do verme do coração porque na sua fase adulta, a dirofilaria aloja-se no coração do hospedeiro, mais propriamente no ventrículo e artéria pulmonar. É nesta fase que causam sinais clínicos no animal como insuficiência cardíaca, perda de peso, tosse, agitação, entre outros.
O diagnóstico da Dirofilaria immitis é feito através de análises de sangue, Raio-X, e Ecocardiograma.
O tratamento consiste em eliminar as formas adultas e larvares através de medicamentos específicos e requer vigilância do veterinário pois as formas adultas presentes no coração ao morrerem podem causar a morte do animal.
Deve-se prevenir a picada do mosquito através do uso de coleiras e pipetas spot on.